Exames preventivos e adesão

Um em cada nove adultos no Brasil tem diabetes. Já se sabe que o diabetes e a hipertensão arterial são as doenças mais prevalentes na população brasileira. Aliadas a elas entra também um vilão importante: o colesterol elevado. Juntas, essas enfermidades, na maioria das vezes silenciosas, aumentam consideravelmente os riscos de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC), ambos os maiores representantes das mortes por doenças cardiovasculares no País.

 

Neste quesito, a prevenção é regra para se diminuir os números elevados de mortes por problemas cardiovasculares no Brasil. E isso significa ir ao médico e realizar os exames preventivos pelo menos uma vez por ano. No caso das pessoas já identificadas com alguma dessas enfermidades e em tratamento, a regra é ir ao médico três vezes ao ano. Segundo o cardiologista José Francisco Kerr Saraiva, diretor de Promoção em Saúde da SBC/Funcor, é importante lembrar que mais de 80% das mortes por diabetes estão relacionadas aos problemas cardíacos e renais.

 

“Sabemos que a adesão ao tratamento medicamentoso, ou seja, a prescrição do médico também diminuiu”, lembra Celso Amoedo, presidente da SBC. “Mas não podemos esquecer que ao falar em “Parou por que?” queremos que o paciente lembre de tudo: do controle da alimentação, de diminuir o peso se precisar, de realizar atividade física regular”, completa. “Só assim vamos mudar, de fato, essa trajetória no País”.